Menu fechado

Conheça um pouco mais dos incríveis autores que fazem a Afrodinamic!

Aretha Ferreira

Aretha Ferreira

Gestora de Políticas Públicas pós graduada pela Universidade Federal de São Paulo e Produtora Cultural pela Fábrica de Cultura de Diadema.

Atua como Produtora Executiva da Afrodinamic e como liderança de naipe no Ecossistema de Educação, cultura e Arte Negra Ilú Obá de Min.

Criada na zona norte da cidade, cercada pela potência e musicalidade de mulheres negras, após a maternidade sentiu a necessidade de inserir representatividade nos conteúdos consumidos pelos filhos.

Juntamente com Régis Rocha produziram o livro infantil “Herói o Menino Mais Poderoso do Mundo”.

Atuou diretamente na elaboração do projeto do livro Ogún contemplado no ProAc do Estado de São Paulo.

Foto: Arquivo Pessoal

https://www.instagram.com/arethaiaf/

Aretha é autora de:


Daniela Aguiar

Daniela Aguiar

O sonho de ser professora vem desde criança, quando brincava com suas amigas. Já na profissão, presenciou muitos casos de preconceito nas escolas e sentia falta de materiais que representassem a diversidade, angústias e diferenças vivenciadas pelas crianças. Após a maternidade a procura por personagens em que os filhos pudessem se identificar foi intensificada.

Cursou letras, magistério e berçarista, sempre procurando conhecimento para proporcionar um desenvolvimento saudável e integral a seus alunos. Foram esses conhecimentos que a ajudaram no momento de participar dos livros “Herói, o menino mais poderoso do mundo” e “Baby, a maravilha mirim”.

Foto: Arquivo Pessoal

https://www.instagram.com/dani_aguiare/

Daniela é autora de:


Douglas Docelino

Douglas Docelino

Douglas Docelino é ilustrador, quadrinista e animador de Carapicuíba. Participou da coletânea de quadrinhos independentes “Tudo Já Foi Dito” e da história “Canção do Mar Sombrio”. Lançou o quadrinho autoral “Simone” nº1 na PerifaCon 2022, o nº2 na CCXP2022 e o n°3 na Perifacon 2023.

Em 2024 foi ilustrador do quadrinho “Herói: Rio Venenoso” da editora Afrodinamic (com roteiro de Régis Rocha), lançada no Festival Internacional de Quadrinhos de BH – FIQ. Lançou também em 2024 durante e Perifacon, a versão integral da HQ “Simone”, financiada pelo Catarse.

Foto: Natalia Correa

https://www.instagram.com/douglasdocelino/
https://www.behance.net/DouglasDocelino

Douglas é desenhista de:


Gê Mendes

Gê Mendes

Natural de Belo Horizonte, vive em Três Coroas-RS.

Desde 2013 lançou diversos zines, livros e quadrinhos, inclusive em 2022, o projeto “Um rio chamado Paranhana” em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Igrejinha-RS.

Atualmente é ilustrador da editora Kitembo, onde lançou a space-opera, “Ancestral”, e os “Almanaque Kitembo” 2K22, 2K23 e 2K24.

Recentemente, ilustrou o livro “Ìmúná – O Encontro”, um livro afrofuturista da editora Afrodinamic, e sua primeira HQ muda, “Mácula Real”, uma fantasia medieval.

Lançou em 2024, o seu mais audacioso projeto, “TRIUNFO”, uma história que atravessa gerações, curando e colocando pra dançar todo e qualquer mal.

Foto: Adriano Stalin

https://lapispreto.weebly.com/
https://www.instagram.com/gemendes30/

Gê Mendes é capista de:

Ilustrador e Capista de:


Henrique André

Henrique André

Henrique André é escritor, contador de histórias e mediador de leituras.

Fundador do coletivo das artes da palavra o “festERE”, de São Matheus, ZL de São Paulo. Seu livro “Afrofuturo ancestral do amanhã” está na lista da Revista Crescer como um dos melhores de 2023.

Além disso, Henrique André tem consolidado sua carreira sendo o escritor negro, que difunde literaturas afrorreferenciadas acessíveis a crianças, que tornou o conhecimento sobre “afrofuturismo” possível de ser debatido em contextos escolares, como afirmam: a Editora Kitembo em entrevista, e o portal Vaga-lume, em lives sobre literatura e atualidades.

Foto: Daniel Capela

https://www.instagram.com/henrique_andresc/

Henrique é autor de:


Régis Rocha

Régis Rocha

Régis Rocha utiliza arte digital para dar vida a um mundo analógico.

Publica quadrinhos e livros infantis com foco na positividade e representatividade negra.

Ministra oficinas e palestras sobre quadrinhos e a representação negra, trabalhando tanto a linguagem da mídia quanto a forma visual, sociológica e histórica.

Seus principais trabalhos são os quadrinhos “Ogún” (vencedor do ProAC-SP 2022) e “Império” (vencedor do Prêmio Pretas Potências 2023).

Foto: Arícia Domênica

https://regis.afrodinamic.com/

Régis é autor de:

Roteirista de:

Ilustrador de: